quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Esporte

Esporte

11 Dicas para ser bom jogador futebol (foco na Copa do Mundo)


As dicas abaixo são as dicas do Raí, jogador do São Paulo e da seleção brasileira, escreveu em seu livro "Para ser jogador de futebol, Dicas de um campeão para você se tornar um jogador profissional de sucesso" traduz muito bem tudo aquilo a que o livro se propõe.

As dicas são:
  • Treinar, treinar e treinar.
  • Lealdade: quem é leal no futebol tem respeito permanente.
  • Não se achar melhor do que os outros, mesmo que você seja.
  • Sempre respeitar o adversário e a torcida adversária.
  • Não temer situações adversas. Jogos duros e decisivos fazem parte da profissão. E aí que está a diferença entre um bom jogador e um jogador fora de série.
  • Não revidar. Nunca.
  • Focar 100% no jogo.
  • Nunca, em nenhuma circunstância, achar que ganhou o jogo antes do apito final.
  • Respeitar a hierarquia do clube, do qual o jogador é apenas um funcionário.
  • Saber lidar com as críticas que certamente virão.
  • Entender a torcida e que o futebol mexe com paixões, ou seja, não é, para a torcida, uma coisa racional.
O livro também trata com profundidade e objetividade questões fundamentais para aqueles que têm interesse na profissão:

  • Como escolher a melhor posição;
  • A importância de continuar os estudos;
  • O que os pais devem saber para melhor orientar seus filhos;
  • Como se comportar frente às portas de entrada no mercado;
  • O papel dos empresários e agentes;
  • Como lidar com contratos;
  • Os principais pontos da legislação;
  • Os sindicatos;
  • Como viver de futebol sem jogar bola.
Todas estas dicas e informações servem para todas as áreas e não apenas para jogadores de futebol.

Ainda não li o livro, mas este ano vou ler e ai posso comentar com maiores detalhes.

Este post foi baseado no site da Editora Jaboticaba.

Como ser um bom Atacante de Futebol


Esse é um guia rápido de como se tornar um bom atacante de futebol. No futebol, o atacante joga na frente, e é responsável pela maioria dos gols marcados pela equipe. Outra coisa importante é saber como criar situações com boa chance de gol. Para ser um bom atacante, você precisa ter muitos elementos em seu jogo. Normalmente, uma grande responsabilidade é colocada em cima dos atacantes, e isso de certa forma é um indicativo de um dos motivos pelos quais eles recebem melhor salário que nas outras posições, profissionalmente. Os passos a seguir pressupõem que você conhece as habilidades básicas do futebol e está pronto para aprimorar a sua forma de jogar como um bom atacante.

PASSOS




1
Domine o toque de bola. Mesmo os melhores jogadores do mundo trabalham em cima de seu "toque de bola" de forma consistente. Ele define sua percepção da bola e sua habilidade em controlá-la com toques rápidos e de primeira. Para começar a trabalhar em outros aspectos do esporte, você precisa primeiramente ter um ótimo toque de primeira. Para treinar individualmente, chutar a bola repetidamente contra uma parede e controlá-la (apesar de simples) é extremamente eficaz. Porém, brincadeiras com pouca posse de bola - como, por exemplo, 2 contra 2, 4 contra 4 e até 1 contra 1, com cones formando as traves e usando uma regra de "2 toques" - são o treinamento ideal. Em jogos com baixa posse de bola, seja o mais criativo que você puder. Mesmo que tenha medo de parecer bobo demais, seja criativo assim mesmo. A criatividade é um ponto chave do jogo de um atacante. Para ter criatividade e ser eficaz, você precisa de constante movimentação entre os seus companheiros de equipe.

.2

Aprenda a movimentação. Você vai precisar estar sempre na ponta dos pés, melhorando assim sua velocidade, força e agilidade. Como um atacante, é crucial se manter sempre em movimento (em direções diferentes). Você precisa incomodar e confundir a defesa adversária. Da próxima vez que você for jogar de costas para o gol, experimente correr em círculos em volta de alguns zagueiros antes de partir pro ataque ou confira como eles estão posicionados antes de receber a bola e segurá-la. Não seja um jogador fácil de ser marcado, pois isso lhe deixará menos tempo com a bola. A regra número um é não correr em linha reta, mas em curvas e zigue-zagues. Isso também vai permitir que você ultrapasse até as melhores armadilhas com a prática.


3
Pratique o chute. A habilidade número um de um atacante. A técnica do chute é uma arte. Pratique contra uma parede, ficando a 5 metros de distância e chutando de leve com a parte de fora do pé. Continue treinando isso, mesmo que pareça um chute "seco" demais e você se sinta estranho por não chutar forte. Depois, se afaste e fique a 15 metros de distância da parede. Chute-a da mesma forma, mas com força, fazendo com que ela mal saia do chão (alguns centímetros), com o máximo de força e precisão que você conseguir. Os erros mais comuns são cruzar uma perna na frente da outra, se inclinando demais e tirando os olhos da bola. Não se engane; cobranças de escanteio e de falta com curva são interessantes, mas os melhores atacantes têm a habilidade de chutar a bola rasteira e com força.


4
Se você acha que já dominou isso, experimente com a bola em movimento e depois de dominá-la. Depois, tente chutá-la de primeira. Consiga alguém para cruzar a bola para você cabecear e não tenha medo. Só vai machucar se você não for com tudo e deixar a bola bater na sua cabeça, e não o contrário. Mantenha o olhar na bola (não feche os olhos!) e mantenha a sua cabeça e corpo atrás da bola. Você comanda a direnção aonde a bola deve ir. Não deixe que ela escape de você.


Finalize bem. Em comparação com o chute, a finalização também é como uma arte. Em situações onde você só tem o goleiro para superar, você precisa pensar rápido, mas de forma calma. Muitos atacantes tentam ir "com tudo" em situações onde é muito mais fácil "colocar" a bola na rede. A única forma de praticar isso é se colocando nessas situações. A prática de jogo é essencial. Um bom toque de bola, mais uma vez, é muito 
importante.


6
Técnicos diferentes consideram coisas diferentes como sendo mais importantes. Porém, estes passos descrevem os itens essenciais. Se dominar esses conceitos completamente, você com certeza irá se tornar um excelente jogador. Mas lembre-se: cada pessoa tem um ponto forte.


7
Trabalhe com seus pontos fortes junto ao time, pois o futebol é um jogo de equipe.



8
Jogo de cintura é essencial. É muito  estiver  cara a cara com um jogador adversário, desviando deles. Para isso, não drible ou desvie como um robô. Faça isso da forma mais natural possível. Se você aprender a se esquivar e driblar de diferentes formas, os zagueiros adversários não vão saber o que esperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário